

O que é Psicanálise?
É uma disciplina científica com quase 150 anos de existência, Construída enquanto teoria e métodos investigativo e terapêutico.
Em seu aspecto teórico, é um saber que busca a compreensão da vida psíquica e manifestações da humanidade:
Como o método investigativo, busca conhecer aquilo que há de mais profundo no sujeito;
Como método terapêutico, visa possibilitar ao sujeito o conhecimento honesto de si e, assim, proporcionar a elaboração de forma consciente e atualizada de dar conta de sua existência.
A psicanálise aborda o trauma a partir da infância, estabelecendo uma relação entre as experiências vivenciadas nessa fase com os primeiros afetos, os traumas de desenvolvimento e a vida adulta.
Psicanálise, Trauma informed e MPC

Para que?
Para reconhecer o que há de singular e verdadeiro em si; para tentar identificar, revisitar, compreender e elaborar os seus desejos, anseios, idealizações, fantasias, expectativas, confusões e faltas.
Para reencontrar aquilo que lhe constitui psicologicamente e acabar por determinar a suas repetições, compulsões, fixações, sintomas e padrões relacionais.
Para entender como o seu mundo interior se relaciona com o mundo exterior e como isso impacta a suas relações amorosas, profissionais, com os outros, etc.
A quem se destina?
A todos que apresentam alguma forma de incômodo ou inquietude psíquica, seja por sintomas de sofrimento, seja por dificuldades emocionais e/ou relacionais, seja pela ânsia de conhecer a si mesmo em profundidade.
Como a visão integrativa te ajuda no processo com o trauma?
A visão Trauma-Informed representa um conjunto de conhecimentos multidisciplinares que engloba áreas como neurociência, psicologia, psiquiatria, entre outras, e visa informar, respeitar e responder adequadamente aos efeitos do trauma psicológico em todos os níveis.
O método MPC - Procure cicatrizes, trata dos efeitos do trauma no corpo e da relação entre o sintoma e o trauma. Ela se baseia na medicina germânica, psicologia transpessoal, epigenética, entre outras áreas.
O trauma é, primeiramente, um evento fisiológico antes de ser psicológico. Para alcançar a cura, é essencial considerar o indivíduo como um ser sistêmico e tratá-lo de maneira integrada.